Mostrar mensagens com a etiqueta Ecologia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ecologia. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Nephila

Investigadores americanos e eslovenos descobriram uma nova espécie de aranha “nephila” gigante. Esta é uma aranha que tece seda dourada, sendo proveniente da África e Madagáscar.

Os cientistas, que publicaram o seu trabalho na revista “PLoS ONE”, reconstroem a evolução do tamanho na família das “nephilidae” para mostrar que esta nova espécie é a maior que se conhece. O corpo mede 3,8 centímetros e as patas têm uma extensão de entre 10 a 12 centímetros, apesar de os machos serem cinco vezes mais pequenos.


Todos os anos se descobrem mais de 400 espécies de aranhas, contudo não se descobria nenhuma tecedora de seda dourada desde o século XIX. Os investigadores já tinham realizado várias expedições, sem êxito, à África do Sul para descobrir esta espécie.

As “nephila” também são conhecidas por fazerem as maiores teias de aranha do mundo, com mais de um metro de diâmetro.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Carro de fórmula 3 que anda a chocolate


  • É amigo da natureza.
  • Dá 220 Km/hora.
  • É alimentado por biocombustível feito a partir de chocolate, gorduras animal e óleos vegetais.
  • Vai dos 0 aos 100 em 3 segundos.

O carro de fórmula 3 foi desenvolvido pela Universidade de Warwick, nos Estados Unidos.

Toda a estrutura do carro é construída com fibras de carbono e resinas recicladas e o volante é feito a partir de cenouras.

O veículo conta com a aprovação dos pilotos Lewis Hamilton e Adam Carroll e até de Ross Brawn, fundador da equipa de F1 Brawn GP. O carro verde vai competir nos campeonatos de Formula 3 já a partir de 17 de Outubro.

A iniciativa está a ser divulgada pelo site impactworld.org.uk que procura mostrar o impacto da ciência na sociedade e economia.


domingo, 4 de outubro de 2009

Golfinhos do Sado


Finalmente! Para ajudar a comemoração do Dia Mundial do Animal, as motas de água foram proibidas no Sado em defesa dos golfinhos.

A população de roazes-corvineiros do Sado é a única no país e uma das poucas no mundo, calculando-se que actualmente não chegue ás três dezenas.

A espécie está contemplada na directiva comunitária Habitats e os Estados-membros são obrigados a desenvolver programas de protecção específicos para elas.

Também o Plano de Ordenamento da Reserva Natural do Estuário do Sado prevê a elaboração deste plano de acção.

SOS Animal em notícia da SIC sobre o Dia Mundial do Animal

Evitar que os animais dados para adopção voltem a ser abandonados é um dos objectivos do acompanhamento feito pela SOS Animal, depois de os animais serem entregues aos novos donos.

"O ano passado demos uma cadelinha, já cá veio hoje e está óptima. Nós tentamos fazer um acompanhamento. Se as pessoas não nos mandam fotografia, não dão notícias dos animais, nós temos um termo de responsabilidade que as pessoas preenchem e no qual nos dão autorização para ir a suas casas. Sempre que não temos notícias, ou achamos que há algo que está a correr mal, vamos lá e, se for preciso, tiramos os animais", explicou à Lusa Elsa Barros, da organização.

Veja aqui.

Dia Mundial do Animal

O Dia 04 de Outubro foi escolhido como o Dia do Animal, em homenagem a S. Francisco de Assis, Santo Protector do Animais e do Ambiente, que nasceu em Assis, velha cidade italiana, situada na Úmbria, em 26 de Setembro de 1182 e faleceu a 4 de Outubro de 1226. Dois anos após a sua morte foi santificado, em prol de toda a ajuda que ofereceu aos carenciados, incluindo animais, ao longo da sua vida.

Em 1929 no Congresso de Protecção Animal em Viena, Áustria, foi declarado o dia da morte de São Francisco de Assis como o Dia Mundial do Animal, por Francisco de Assis ser tão bondoso para os animais.

Em Outubro de 1930, foi comemorado pela primeira vez o Dia Mundial do Animal.

A 15 de Outubro de 1978 foram registados os direitos dos animais através da aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Animal pela UNESCO. O Dr. Georges Heuse, secretário-geral do Centro Internacional de Experimentação de Biologia Humana e cientista ilustre, foi quem propôs esta declaração.

Este dia celebra-se desde 1930 em mais de 45 países.



sábado, 6 de junho de 2009

Ai ai, a minha cabeça

Ontem foi o DIA MUNDIAL DO AMBIENTE e eu esqueci-me. Como é possível? Isto de ter exames, e frequência umas em cima das outras deixa-me assim. Mas pronto, já passou e eu também não estou com cabeça para postar uma grande coisa, portanto deixo o site da "United Nations Environment Programme (UNEP)": www.unep.org


... o que nos abriu os olhos ...

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dia da Terra '09


Todos os animaizinhos e todas as plantinhas estão contentes, é Dia da Terra!


O Dia da Terra foi criado em 1970, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição, protesto esse coordenado a nível nacional por Denis Hayes. Esse dia conduziu à criação da Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).

A partir de 1990, o dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra, dando um grande impulso aos esforços de reciclagem a nível mundial e ajudando a preparar o caminho para a Cimeira do Rio (1992).

Actualmente, uma organização internacional, a Rede Dia da Terra coordena eventos e actividades a nível mundial que celebram este dia.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Nasceram mais três linces ibéricos




Três linces ibéricos
nasceram, na quarta-feira de 18 de Março, numa reserva natural na Andaluzia, ao abrigo de um programa de recuperação da espécie, elevando para 27 o número de nascimentos no local.





São esperados para Abril os nascimentos de mais 20 linces ibéricos, classificados pela União Internacional para a Conservação da Natureza como a espécie que está mais ameaçada, devido à perda do seu "habitat" natural, envenenamento, atropelamento e caça ilegal.


Na semana passada, uma fêmea grávida foi encontrada morta depois de ter sido alvejada. (Deviam ter vergonha )


Na Andaluzia vivem 200 linces em estado selvagem e 50 em cativeiro.

(...) >> ++


Tão perfeito

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Enorme placa de gelo desprende-se na Antárctica

Mais um aviso!

Um bloco de gelo com cerca de 14 mil quilómetros quadrados desprendeu-se da plataforma de Wilkins, na Antárctida, revelaram cientistas espanhóis que se encontram na região a estudar os efeitos do aquecimento global.

Uma campanha espanhola testemunhou também durante as últimas três semanas um recuo de 500 quilómetros na camada de gelo que cobre o mar naquele sector do Antárctida.

“Estamos a viver estes acontecimentos na primeira pessoa e não podemos ficar impávidos perante o que estamos a ver. As alterações climáticas são um problema sério, que parece estará a acelerar e em relação ao qual temos de actuar sem demora”.






segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Árctico desaparece dentro de duas décadas

O Árctico tal como é conhecido hoje vai deixar de existir dentro de duas décadas!
Devido ao aquecimento global, a temperatura na região poderá aumentar até 7ºC até meados deste século.
(Calculo da temperatura realizado por especialistas em ciência polar reunidos em Chicago, EUA)




Segundo o jornal Folha de S. Paulo, "o atestado de óbito do Ártico está assinado", observando-se já todos os anos uma reacção em cadeia, que não deverá tratar-se de "um mero ciclo passageiro".

"Teremos um Verão sem gelo no Árctico em 2030 ou antes disso", calculou um especialista da Universidade de Colorado, que falava no âmbito da 175ª Reunião Anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência.

O especialista referiu que "com menos gelo, a preocupação com uma certa ocupação da região árctica também deve aumentar", prevendo ainda que "pode aumentar não apenas a navegação em toda a área, como a exploração de petróleo".

"Todo cuidado é importante, porque o Árctico está mais quente em todas as estações do ano, não apenas no Verão. Já temos problema de erosão costeira em algumas zonas. Sem gelo, o vento movimenta mais a água", disse o cientista.

Para o especialista a mudança de comportamento registada em todo o Árctico é "tão crítica, que o ciclo de carbono também pode ser drasticamente alterado", pois com o calor, a tendência é para que toda a matéria orgânica congelada no solo do Árctico liberte carbono para a atmosfera, acrescentou outro cientista.


(...) ++
(...) ++





O que podemos fazer para salvar todo este ecossistema?

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Vinhinho, dá-me a tua rolhinha.

"Quercus entrega 12 toneladas de rolhas para inauguração da primeira instalação mundial de reciclagem de cortiça."

"Portugal tem primeira instalação mundial de reciclagem."

"Rolhas de cortiça velhas vão ser usadas em aviões e caiaques"



Projecto Green Cork, inaugorou a primeira instalação mundial de reciclagem de resíduos de cortiça, no Norte de Portugal. A instalação da Corticeira Amorim, em Mozelo, Santa Maria da Feira, e o local escolhido para esta infraestrutura, e foi aqui que a associação ambientalista Quercus entregou as 12 toneladas de rolhas. Desde o dia 21 de Janeiro de 2009 que está a “funcionar a primeira unidade licenciada para reciclagem de cortiça, a nível mundial”.

O projecto Green Cork começou em Junho do ano passado, com a colocação de contentores para a recolha de rolhas de cortiça – 'O Rolhinhas' – nos hipermercados Continente, tendo depois sido alargado para alguns hotéis, restaurantes, bares e centros comerciais.

Graças a esta iniciativa, as rolhas de cortiça poderão ser utilizadas para o fabrico de outros produtos aglomerados, como isolamentos, juntas de dilatação, pavimentos, revestimentos, entre outros.

Além de ser o primeiro programa de reciclagem que permite financiar programas de recuperação e conservação da natureza e a optimização dos circuitos pré-existentes dos parceiros do projecto, também possibilita que todas as verbas sejam aplicadas na reflorestação das florestas com árvores autóctones, entre as quais o sobreiro.

Este é, portanto, um projecto-piloto em Portugal.

(...) ++
(...) ++

E é também o meu novo projecto pessoal!

Conheça o projecto "Save Miguel" em
www.savemiguel.com




domingo, 4 de janeiro de 2009

Grande Barreira de Coral em risco

"A Grande Barreira de Coral da Austrália, uma das de maior riqueza biológica do Mundo, diminiu em 14% nos últimos 19 anos, ao nível mais baixo desde há quatro séculos.

A investigação, publicada na revista Science, concluiu que a queda sem precedentes dos corais está relacionada com o aquecimento da água dos mares e com o aumento da acidez resultante do aumento de dióxido de carbono da atmosfera.


"Durante 400 anos, o crescimento dos corais foi estável, houve pequenas reduções, mas agora estamos a viver uma diminuição constante",
explicou um perito do Instituto Australiano de Ciências Marinhas.


Os investigadores explicam que os corais obtêm a sua textura dura mediante a absorção dos materiais que se dissolvem na água do mar. Quando grandes quantidades de dióxido de carbono chegam, porém, ao mar, as alterações químicas resultantes reduzem a capacidade destes organismos formarem os seus "esqueletos"."

SIC




Como se pode deixar chegar o mundo a este ponto, provocando a destruição de um dos mais perfeitos biomas terrestres?


domingo, 6 de abril de 2008

10 dicas para poupar ÁGUA

Tenho andado sem tempo para actualizar, portanto deixo 10 dicas para poupar água, elaboradas pelo Edusurfa:

"1. Tomem duches mais curtos.

2. Fechem a torneira enquanto estão a lavar os dentes ou a cara, nos intervalos em que não precisam de usar a água.

3. Usem as máquinas de lavar a louça e a roupa apenas quando estiverem cheias (com a sua carga máxima).

4. Se lavam a louça à mão não o façam com água corrente. Encham uma bacia com água para fazerem a primeira lavagem e outra bacia para enxaguarem a louça.

5. Guardem a água para consumo próprio numa garrafa em vez de abrirem a torneira para encher um copo de água cada vez que a quiserem beber.

6. Se lavam o vosso carro (ou dos vosso pais) em casa desliguem a mangueira cada vez que não estiverem a precisar da água.

7. Isolem a canalização. Deste modo é possível obter água quente de modo mais rápido, isto é, gastando menor quantidade deste líquido precioso.

8. Se tiverem um relvado ou um jardim reguem-nos de manhã bem cedo, quando a temperatura e a velocidade do vento são mais baixas. Deste modo a evaporação de água vai ser menor, logo será utilizada uma menor quantidade de água para regar as plantas.

9. Se quiserem lavar o vosso terraço ou a entrada das vossas casas não utilizem água para o fazer. Varram o pó e o lixo com uma vassoura e recolham os detritos no final.

10. Certifiquem-se que não há fugas na canalização das vossas casas. Como? Não, não precisam de andar a escavacar paredes para descobrir se os canos estão a pingar. Façam a seguinte experiência: durante 1 hora não utilizem água. Verifiquem o valor apresentado no contador de água no início e no final dessa hora. Se houver diferenças, então, há fugas de água na canalização.

Há muitos mais truques para poupar água mas, se começarem a utilizar os aqui apresentados no vosso dia-a-dia, estarão, decerto, a contribuir para um futuro muito mais sorridente.

Agora, ide e divulgai!"



Beijinhos' E até breve

domingo, 16 de setembro de 2007

Roupa de Bambu

Sim, a matéria prima utilizada é mesmo bambu. De acordo com a revista National Geographic Portugal, "… o bambu chegou ao sector têxtil. Um processo semelhante ao que transforma polpa de madeira em fibra sintética converte os caules rijos num tecido sedoso, absorvente e antibacteriano.". É uma ideia brilhante e bastante ecológica, visto que o bambu é uma planta que tem uma capacidade de renovação formidável e que se desenvolve sem aditivos químicos. Só para dar uma ideia, sabe-se que o bambu moso, o que é utilizado para este efeito, pode alcançar uma altura de 23 metros em apenas dois meses. Há uma grande adesão à utilização deste produto para a confecção de vestuário e, "se a tendência se mantiver, o novo tecido poderá um dia rivalizar com o algodão".

Por falar em ecologia
lembrei-me agora de um site fenomenal: o Freecycle. Este site organiza trocas de artigos que as pessoas já não querem mas que ainda podem ser úteis ou estão em bom estado. A meu ver é fantástico! 





Passando a outros assuntos…

Hoje aderi à campanha "Stop the Useless Buttons". Sintetizando é a campanha ideal para quem está farto de ver clicks, mini banners, mini buttons e outros itens gráficos com mensagens inúteis que por vezes tornam as páginas mais demoradas para carregar.  Para mais informações clique aqui.


Escolinha - Ainda só passaram dois dias de aulas e já temos um trabalhinho para fazer. Nada de especial, mas enfim… acho que ainda não estava preparada para tal coisa. 




Eu estava lendo o blog Tainted Love quando encontrei o link para o teste "How Addicted to Blogging Are You?" (ou seja, Quão viciado você é em blogar?). Achei interessante e resolvi fazer e aqui está o resultado:

78%How Addicted to Blogging Are You?
Mingle2 - Free Dating Site



 Tu sabes qual. 
 Nenhuma.
 Nenhum. 
 Trabalhinho.