sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Balelas IV

Fumo prejudica comportamento das crianças

"Novo estudo mostra que a exposição ao fumo nos primeiros anos de vida potencia comportamentos anormais"

(...)

Heinrich, do Instituto de Epidemiologia do Helmholtz de Munique (Alemanha), explica "Agora podemos mostrar que as crianças que são expostas ao fumo de tabaco numa fase pré-natal e durante os primeiros anos de vida correm um risco maior de desenvolver sintomas comportamentais anormais quando chegam à idade escolar"

(...)

Referem "hiperactividade, défice de atenção e até mesmo problemas nas relações com outras crianças, quando chegam à escola."

(...)

"As percentagens de incidência são diferentes: se a primeira exposição ao fumo acontecer já depois do nascimento, o risco é 1,3 vezes maior do que o de uma criança que nunca fumou passivamente. Contudo, se tal acontecer numa fase pré-natal, o risco sobe para 1,9."





Sinceramente, esta gente não tem o que fazer à vidinha.
Todos os miúdos de hoje em dia, infelizmente, levam com o fumo em cima em alguma fase das suas infâncias e eu não vejo um infantário ou uma pré cheia de crianças com "comportamentos anormais", apenas crianças. Hiperactividade? Défices de atenção? Problemas de relacionamento com os outros miúdos? Isso todos os miúdos têm, uns mais e outros menos, mas se alguma das crianças tem um destes problemas mais acentuados, com certeza que não será por causa do fumo. E se o fumo faz algo às crianças, é dar cabo dos pulmões, provocar cancros, sei lá...

Eu levo com o fumo de tabaco em cima à 19 anos, e nunca tive nenhum "comportamento anormal". A minha mãe fumou (pouco, mas fumou) , por indicação do médico, durante a gravidez. Segundo este estudo fui uma criança de risco elevado, e eu nunca sofri de défices de atenção, nem tive problemas com as outras crianças, nem nada de nada. Tive uma infância normal, e bem feliz por sinal!

Parem é de perder tempo com estes estudos da treta, que só servem para assustar mais os pais, e investiguem outras coisas mais importantes. A cura para a SIDA, sei lá. Ou até para o famoso tétano, que continua apenas com a vacina para o combater. Ou então não façam nada e mandem o dinheiro que gastam para África, por exemplo.


Mas isto é apenas a opinião de uma blogger enraivecida, nada mais.


Sem comentários: