sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O cão dos meus sonhos!

Quero um! Quero, quero e quero! Quero um Samoiedo!

Meu Deus, que cachorro tão perfeito!



"Samoiedo, o cão que sorri!"
E não é que sorri mesmo?




Características:
Fisicamente, é o melhor concebido de todas as raças nórdicas.
Pode ir até aos 60 centímetros e atingir os 30 quilos de peso.
Tem uma camada dupla de pêlo muito maior que os seus primos. O seu pêlo comprido e branco-prateado de protecção, é rijo e repelente de terra e água. A neve não se consegue amontoar sobre o pêlo e o cão consegue sacudi-la facilmente. O pêlo comprido de protecção mantém-se firme e deve manter-se espetado. O pêlo interior (subpêlo) é lanoso e durante o Inverno é tão espesso que não se consegue meter o dedo até tocar na pele.
O pêlo não deita cheiro a cão. O único cheiro que o Samoiedo tem é um aroma almiscarado que é produzido entre as almofadas dos dedos dos pés, e que lhe serve para assinalar o caminho.
Os profundos olhos castanhos estão colocados por detrás de umas pálpebras pretas de forma amendoada que reduzem o efeito do brilho da neve.
Os pés estão desenhados de forma a que os dedos se estendam para fora, como se fossem sapatos (raquetas) de neve, e têm uma quantidade muito densa de pêlo entre as almofadas dos dedos como forma de evitarem a acumulação de gelo. Este pêlo serve também para dar tracção nas superfícies geladas e escorregadias.
A cauda curva é usada para cobrir o nariz durante o tempo extremamente frio, actuando como um pré-filtro para aquecer e humidificar o ar que inspira.
O peito é em forma de "V" pronunciado de maneira a suportar a sua forte musculatura. O esqueleto é muito mais pesado do que seria de esperar para um cão do seu tamanho, de forma a suportar os músculos que lhe dão a força para rebocar cargas pesadas. Contudo, não é tão maciço que não seja rápido e ágil.

Temperamento:
Se o clima e as funções que ao longo dos tempos lhe foram sendo atribuídas influenciaram a morfologia do Samoiedo, também o seu relacionamento social com as tribos que os criaram marcou definitivamente o seu temperamento. A sua vida caseira no passado reflecte-se no carácter de hoje.
Ele dormia com os donos e com as crianças. As tendas eram também o seu lar. Eles faziam parte da família. Por isso, acorrente-o, ignore-o ou mantenha-o afastado da família e vai ter um problema muito sério para resolver. Dê-lhe afecto, conquiste-lhe o respeito, leve-o a passear, deixe-o partilhar a sua casa e a sua vida, e trará ao de cima as características muito especiais que esta raça possui.
O Samoiedo é um cão muito alegre, expressivo, vigilante, inteligente e cheio de energia.
A alegria é mostrada pelo brilho nos olhos e, a curvatura para cima nos cantos da boca dão-lhe o bem conhecido "sorriso de Samoiedo".
A inteligência do Samoiedo pode ser um desafio para o dono. A adoração que sente pelo ser humano é a única maneira de controlar a sua independência. Ele é um cão muito ciumento e que requer, exige, a sua atenção a todo o momento. Ele é capaz de fazer todas as suas vontades só para ter a sua atenção.
Muita gente pergunta porque é que tantos proprietários de Samoiedos têm imensos problemas com os seus cães, enquanto que outros vivem numa perfeita harmonia. A resposta está na maneira de lidar com eles. Nunca de uma forma brusca ou agressiva, apenas e só, com compreensão, carinho e respeito mútuo. O Samoiedo tem uma maneira de ser muito própria. Respeite-a e ele fará tudo por si.
O Samoiedo pode ser a raça mais fácil de treinar, ou a mais difícil de controlar. Tudo depende de como tratar a situação.
No passado o Samoiedo dependia de si mesmo. Ele aprendeu a tomar decisões e a trabalhar independentemente do homem, para a sobrevivência do próprio homem. Foi esta independência e noção de responsabilidade que eles transmitiram aos seus descendentes de uma forma tão forte, que ainda hoje rege o temperamento da raça.



É tão PERFEITO!!

1 comentário:

Anónimo disse...

eu tenho um e digote e um cao maravilhoso, o meu so me sabe lamber e e muito brincalhao ;P