domingo, 14 de junho de 2009

Dia Mundial do Dador de Sangue "Celebrar a dádiva de sangue"

O Dia Nacional do Dador de Sangue é comemorado a 27 de Março, mas hoje, dia 14 de Junho, é comemorado o Dia Mundial do Dador de Sangue (WBDD - World Blood Donor Day).

O WBDD foi criado para desenvolver uma maior consciencialização da necessidade de sangue inócuo para transfusões e da importância do dom de sangue. Foi celebrado pela primeira vez a 14 de Junho de 2004.

O Dia Mundial do Dador de Sangue é, sobretudo, uma ocasião para agradecer aos dadores de sangue e mostrar reconhecimento por estas pessoas voluntárias que estão a responder a um aumento mundial da procura de sangue e seus componentes.

No documento desenvolvido conjuntamente pelos quatro parceiros fundadores do WBDD (a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a Federação Internacional das Organizações de Dadores de Sangue e a Sociedade Internacional de Transfusão Sanguínea), é referido que, em 2009, o tema mundial para o Dia Mundial do Dador de Sangue dará uma ênfase renovada em melhoramento da segurança e suficiência das reservas de sangue para alcançar doações 100 por cento voluntárias e não remuneradas de sangue e componentes sanguíneos. Este vasto tema foi concebido para que todos os países tenham uma oportunidade para enfocar desafios específicos a solucionar e assim:
  • Recomendar aos países que ainda não atingiram um nível de doações 100 por cento voluntárias para enfocarem abordagens inovadoras destinadas a participação comunitária e implicação de jovens e desenvolverem programas nacionais em prol da doação de sangue para aumentar o número de dadores voluntários, substituir progressivamente a doação família/amigos e eliminar a doação remunerada.
  • Convidar os países que já atingiram doações de sangue 100 por cento voluntárias a intensificar os seus esforços de maneira a aumentar o número de dadores regulares a fim de manter uma base estável de dadores que poderão satisfazer as necessidades do país em sangue e componentes sanguíneos em qualquer altura, em situações de rotina ou de emergência
  • Instar os países que estão a estabelecer ou a expandir programas sobre componentes do sangue para que tais programas tenham por base a doação 100 por cento voluntária e não remunerada.
  • Encorajar os países que elaboraram mecanismos para aquisição de produtos de sangue a estabelecer cooperação com outros países para garantir fornecimentos adequados de tais produtos com base em doações voluntárias: por exemplo, no Dia Mundial do Dador de Sangue de 2009, certos países poderão escolher a auto-suficiência graças a doação voluntária de plasma.

Este ano, o evento mundial do dia 14 de Junho de 2009 terá lugar na Austrália, acolhido pelo Governo australiano em associação estreita com a Cruz Vermelha Australiana e o Serviço do Sangue da Cruz Vermelha Australiana. A celebração do Dia Mundial do Dador de Sangue terá lugar durante o Ano do Dador de Sangue da Austrália que tem por objectivo sensibilizar para a necessidade constante e crescente de doação de sangue assim como de recrutamento de novos dadores.

Excertos retirados de (...) >> ++




Páginas recomendadas:

Sem comentários: