sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A Inveja Passeia pelas Ruas

A Inveja Passeia pelas Ruas O homem que não tiver virtude própria sempre invejará a virtude dos outros. A razão disso é que a alma humana nutre-se do bem próprio ou do mal alheio, e aquela que carece de um, aspira a obter o outro, e aquele que está longe de esperar obter méritos de outrem, procurará nivelar-se com ele, destruindo-lhe a fortuna.
As pessoas que são curiosas e indiscretas são geralmente invejosas; porque conhecer muito a respeito da vida alheia não pode resultar do que concerne os próprios negócios. Isso deve provir, portanto, de tomar uma espécie de prazer teatral a admirar a fortuna dos outros. Aliás, quem não se ocupa senão dos próprios negócios não encontra matéria para invejas. Porque a inveja é uma paixão calaceira, isto é, passeia pelas ruas e não fica em casa. Francis Bacon

3 comentários:

Pedro Enzo disse...

Subscrevo na íntegra!
Invejosos são seres menores, criaturinhas medíocres que passam as suas tristes vidas a criticar-nos (mas a tentarem copiar-nos) nas nossas conquistas. Conquistas nossas essas que são o fruto de muito trabalho e suor, de muita capacidade de nos reinventarmos a cada dificuldade e muita capacidade de descomplicar!
Continuemos, pois "os cães ladram e a caravana passa"! ;)
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090914145055AAug6XD

Joana Ramos disse...

Nem mais, sem tirar nem por, gosto muito do blog <3
a seguir

Joana Bessa disse...

Muito obrigada Joana! Também já estou a seguir o teu blog ;) Beijinho