quinta-feira, 18 de setembro de 2008

"Martialis heureka" - Descoberta na Amazónia espécie de formiga mais antiga do Mundo


"Uma espécie de formiga até agora desconhecida, pertencente a uma linhagem com mais de 120 milhões de anos, foi descoberta na Amazónia. A descoberta é considerada importante por poder ajudar a conhecer melhor a biodiversidade e a evolução das formigas.


A descoberta foi feita por Christian Rabeling, biólogo da Universidade do Texas, em 2003, na cidade brasileira de Manaus, no coração a Amazónia.

Crê-se que a formiga, baptizada de "Martialis heureka", é a descendente dos ancestrais mais antigos destes insectos e foi a primeira a evoluir.

"Esta descoberta talvez seja de grande importância em termos de evolução e revela uma riqueza de espécies de formigas que vivem ainda escondidas no solo da selva virgem", explica o investigador nos Anais da Academia Americana de Ciências.

"Com base nos nossos dados de fósseis, presume-se que o antepassado da presente formiga deve assemelhar-se a uma espécie de vespa, talvez semelhante à da vespa formiga primitiva Sphecomyrma, agora extinta", adianta.

A nova formiga foi batizada de Martialis heureka ou "formiga de Marte", porque combina características jamais observadas antes, sobretudo para viver no chão.

Cega, pálida e dotada de grandes mandíbulas provavelmente para agarrar suas presas, esta formiga mede de dois a três milímetros.

A descoberta deverá ajudar os biólogos a compreender melhor a biodiversidade e a evolução das formigas que vivem na Terra e desempenham um relevante papel ecológico."

SIC


E pouco conhecemos deste nosso mundo que pensamos dominar.

Sem comentários: