domingo, 23 de agosto de 2009

Festivais, festivais, festivais.

Festival - nome masculino; grande manifestação musical; espectáculo ou série de espectáculos artísticos ou desportivos. (...)

in Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora


Festival - local cheio de pó onde se dorme mal, se come mal, se toma banho de água fria e tem que se esperar uma eternidade para ir a casas de banho imundas.

by JB


Não, não sou grande amante de festivais. Se já fui a algum? Não, nem tenho intenção de ir tão cedo, isto porque eu não me dou muito bem com badalhoquice. Claro que, quem vai a um festival, nem sequer se importa com isso, mas eu importo-me um bocadinho. Ainda por cima, pelos vistos, nem música em condições se ouve. Muitos festivaleiros queixam-se, "ouve-se mal" dizem, e muitos dizem que não frequentam festivais porque gostam de música e o som dos festivais não faz justiça à qualidade da música que é tocada. Além disso, "vê-se mal".


Quando Paulo Furtado saiu do palco secundário do Sudoeste, no dia 7 de Agosto, a acusar a organização do festival de "falta de respeito", o público aplaudiu. O cantor, vocalista dos Wraygunn e one man show como Legendary Tiger Man, recusou passar da primeira música. Tudo por culpa do barulho provocado pela tenda electrónica, instalada demasiado próxima do palco onde actuava. Já Marcelo Camelo, vocalista dos Los Hermanos, no dia anterior se tinha queixado do ruído electrónico que sem piedade abafava todo e qualquer som que ele produzia. Furtado não se ficou pelas queixas: terminou o espectáculo e abandonou o festival, pedindo desculpa a Rita Redshoes e aos restantes convidados que iriam tocar com ele nessa noite.

A má organização e falta de condições logísticas são queixas comuns, quer dos fãs de festivais, quer de quem foge deles a sete pés. E se pensam que qualquer pessoa jovem que gosta de música rejubila com a existência de festivais, enganam-se. Há quem não embarque nesta histeria dos espectáculos de verão.

Como eu, por exemplo.


Festivais em Portugal:
  • Creamfields Lisboa - Festival de música electrónica que se estreou em 2007 no Parque da Bela Vista (recinto do Rock in Rio Lisboa).
  • Delta Tejo - Realiza-se desde 2007 no Alto da Ajuda, em Monsanto. Este festival de Verão aposta em artistas provenientes de países produtores de café e pretende promover a diversidade cultural. O Delta Tejo aposta essencialmente na sua sustentabilidade ambiental, baseando-se no Programa Planeta Delta, que envolve todos os participantes, desde parceiros, passando por bandas, fornecedores até aos participantes. A ideia é criar uma atmosfera de segurança e respeito pelo meio ambiente. Neste ano realizou-se de 3 a 5 de Julho.
  • Freedom Festival - Festival de trance que se realiza em Portalegre. Este festival de Verão estreou-se em 2005 e regressou 2 anos depois. Terceira edição realizou-se de 6 a 10 de Agosto deste ano.
  • Marés Vivas - Surgiu em 1999, pelas mãos do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. Neste ano realizou-se entre 16 e 18 de Julho.
  • Optimus Alive! - Também conhecido como Oeiras Alive! ou apenas Alive!, é um festival urbano realizado no Passeio Marítimo de Algés. A primeira edição aconteceu em Junho de 2007, e desde então o festival repete-se anualmente. Neste ano realizou-se entre 9 e 11 de Julho.
  • Paredes de Coura - Realiza-se todos os anos na praia fluvial do Tabuão, em Paredes de Coura. O primeiro festival aconteceu em 1993, numa altura em que este tipo de festivais era uma raridade em Portugal. A edição deste ano realizou-se entre 29 de Julho e 1 de Agosto.
  • Sudoeste TMN (Festival Sudoeste ou SW TMN) - É o maior festival de Verão em Portugal. Realiza-se todos os anos, no início de Agosto, na Herdade da Casa Branca (Zambujeira do Mar). A primeira edição do Sudoeste aconteceu em 1997. A partir de 2005 a TMN acrescentou a sua marca ao nome do festival. A edição deste ano realizou-se entre os dias 6 e 9 de Agosto.
  • Sumol Summer Fest - estreou-se este ano, na Ericeira. Este festival de 2 dias marcaou o arranque do Verão, no final de Junho (dias 26 e 27). O lema é "Música, Surf, Praia, Amigos e Boa Onda!".
  • Super Bock Super Rock (SBSR) - Festival de Verão que se realiza anualmente desde 1995. Apesar de se ter estreado num formato típico de festival durante 2 dias na Gare Matítima de Alcântara, o SBSR foi mudando de forma e de local quase todos os anos. Em 2009, a edição de Lisboa realizou-se a 18 de Julho no Estádio do Restelo e o SBSR Porto realizou-se no dia 11 de Julho no Estádio do Bessa.
  • Super Bock Surf Fest - Festival de Verão que se realiza a meados de Agosto, em Sagres. Este festival algarvio já se chamou Sagres Surf Fest, mas o patrocínio da Super Bock provocou uma alteração no nome que invocava a cerveja da concorrência. Realizou-se, este ano, dias 13 e 14 de Agosto.

Atenção, não tenho nada contra festivaleiros, até porque tenho um no meu coração...

Sem comentários: