
in Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora
Festival - local cheio de pó onde se dorme mal, se come mal, se toma banho de água fria e tem que se esperar uma eternidade para ir a casas de banho imundas.
by JB 

Não, não sou grande amante de festivais. Se já fui a algum? Não, nem tenho intenção de ir tão cedo, isto porque eu não me dou muito bem com badalhoquice. Claro que, quem vai a um festival, nem sequer se importa com isso, mas eu importo-me um bocadinho. Ainda por cima, pelos vistos, nem música em condições se ouve. Muitos festivaleiros queixam-se, "ouve-se mal" dizem, e muitos dizem que não frequentam festivais porque gostam de música e o som dos festivais não faz justiça à qualidade da música que é tocada. Além disso, "vê-se mal".

A má organização e falta de condições logísticas são queixas comuns, quer dos fãs de festivais, quer de quem foge deles a sete pés. E se pensam que qualquer pessoa jovem que gosta de música rejubila com a existência de festivais, enganam-se. Há quem não embarque nesta histeria dos espectáculos de verão.
Como eu, por exemplo.
Festivais em Portugal:
Atenção, não tenho nada contra festivaleiros, até porque tenho um no meu coração...
Como eu, por exemplo.

Festivais em Portugal:
- Creamfields Lisboa - Festival de música electrónica que se estreou em 2007 no Parque da Bela Vista (recinto do Rock in Rio Lisboa).
- Delta Tejo - Realiza-se desde 2007 no Alto da Ajuda, em Monsanto. Este festival de Verão aposta em artistas provenientes de países produtores de café e pretende promover a diversidade cultural. O Delta Tejo aposta essencialmente na sua sustentabilidade ambiental, baseando-se no Programa Planeta Delta, que envolve todos os participantes, desde parceiros, passando por bandas, fornecedores até aos participantes. A ideia é criar uma atmosfera de segurança e respeito pelo meio ambiente. Neste ano realizou-se de 3 a 5 de Julho.
- Freedom Festival - Festival de trance que se realiza em Portalegre. Este festival de Verão estreou-se em 2005 e regressou 2 anos depois. Terceira edição realizou-se de 6 a 10 de Agosto deste ano.
- Marés Vivas - Surgiu em 1999, pelas mãos do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. Neste ano realizou-se entre 16 e 18 de Julho.
- Optimus Alive! - Também conhecido como Oeiras Alive! ou apenas Alive!, é um festival urbano realizado no Passeio Marítimo de Algés. A primeira edição aconteceu em Junho de 2007, e desde então o festival repete-se anualmente. Neste ano realizou-se entre 9 e 11 de Julho.
- Paredes de Coura - Realiza-se todos os anos na praia fluvial do Tabuão, em Paredes de Coura. O primeiro festival aconteceu em 1993, numa altura em que este tipo de festivais era uma raridade em Portugal. A edição deste ano realizou-se entre 29 de Julho e 1 de Agosto.
- Sudoeste TMN (Festival Sudoeste ou SW TMN) - É o maior festival de Verão em Portugal. Realiza-se todos os anos, no início de Agosto, na Herdade da Casa Branca (Zambujeira do Mar). A primeira edição do Sudoeste aconteceu em 1997. A partir de 2005 a TMN acrescentou a sua marca ao nome do festival. A edição deste ano realizou-se entre os dias 6 e 9 de Agosto.
- Sumol Summer Fest - estreou-se este ano, na Ericeira. Este festival de 2 dias marcaou o arranque do Verão, no final de Junho (dias 26 e 27). O lema é "Música, Surf, Praia, Amigos e Boa Onda!".
- Super Bock Super Rock (SBSR) - Festival de Verão que se realiza anualmente desde 1995. Apesar de se ter estreado num formato típico de festival durante 2 dias na Gare Matítima de Alcântara, o SBSR foi mudando de forma e de local quase todos os anos. Em 2009, a edição de Lisboa realizou-se a 18 de Julho no Estádio do Restelo e o SBSR Porto realizou-se no dia 11 de Julho no Estádio do Bessa.
- Super Bock Surf Fest - Festival de Verão que se realiza a meados de Agosto, em Sagres. Este festival algarvio já se chamou Sagres Surf Fest, mas o patrocínio da Super Bock provocou uma alteração no nome que invocava a cerveja da concorrência. Realizou-se, este ano, dias 13 e 14 de Agosto.
Atenção, não tenho nada contra festivaleiros, até porque tenho um no meu coração...

Sem comentários:
Enviar um comentário