terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Vinhinho, dá-me a tua rolhinha.

"Quercus entrega 12 toneladas de rolhas para inauguração da primeira instalação mundial de reciclagem de cortiça."

"Portugal tem primeira instalação mundial de reciclagem."

"Rolhas de cortiça velhas vão ser usadas em aviões e caiaques"



Projecto Green Cork, inaugorou a primeira instalação mundial de reciclagem de resíduos de cortiça, no Norte de Portugal. A instalação da Corticeira Amorim, em Mozelo, Santa Maria da Feira, e o local escolhido para esta infraestrutura, e foi aqui que a associação ambientalista Quercus entregou as 12 toneladas de rolhas. Desde o dia 21 de Janeiro de 2009 que está a “funcionar a primeira unidade licenciada para reciclagem de cortiça, a nível mundial”.

O projecto Green Cork começou em Junho do ano passado, com a colocação de contentores para a recolha de rolhas de cortiça – 'O Rolhinhas' – nos hipermercados Continente, tendo depois sido alargado para alguns hotéis, restaurantes, bares e centros comerciais.

Graças a esta iniciativa, as rolhas de cortiça poderão ser utilizadas para o fabrico de outros produtos aglomerados, como isolamentos, juntas de dilatação, pavimentos, revestimentos, entre outros.

Além de ser o primeiro programa de reciclagem que permite financiar programas de recuperação e conservação da natureza e a optimização dos circuitos pré-existentes dos parceiros do projecto, também possibilita que todas as verbas sejam aplicadas na reflorestação das florestas com árvores autóctones, entre as quais o sobreiro.

Este é, portanto, um projecto-piloto em Portugal.

(...) ++
(...) ++

E é também o meu novo projecto pessoal!

Conheça o projecto "Save Miguel" em
www.savemiguel.com




Sem comentários: